18 de jul. de 2011

O seu pior inimigo



A visão que  temos da realidade a nossa volta, nada mais é do que uma representação pessoal e única da mesma.

A mente faz uma representação da realidade (como num desenho), que não é a realidade em si (o objeto desenhado). É uma metáfora do que acontece entre nossa mente e a realidade.

Essa representação é construída por nossas experiências e pelas avaliações que fazemos delas.

É composta pelo conjunto de nossas crenças. Algo que você acredita sem contestar. (não falo aqui em contexto religioso)

As crenças são aceitas como verdades absolutas, mas a grande maioria delas é determinada por seu contexto social, de criação, religioso, cultural; por contextos que podem variar no tempo.

Essas crenças podem ser poderosas, quando contribuem para a evolução e felicidade, mas podem ser limitantes, paralisando nossas ações e o crescimento pessoal e profissional.

Você pode desenvolver uma auto-percepção para elas.

Como você fala e pensa sobre si mesmo?

Vive dizendo  “ eu sou impaciente, desorganizado, impulsivo”, como  se fosse algo que
nunca vai mudar?

Qual é o seu diálogo interno?

Você pensa “ não sou capaz disso”,” nunca vou conseguir”, “isso não é para mim”,” não mereço”, “tenho medo do sucesso”,….

O que você diz para si mesmo faz parte de sua identidade ou representa apenas um comportamento?

Prefira dizer: “Eu ESTOU impaciente”, ou então “eu ESTIVE impaciente” ou “tenho estado impaciente.”

E  “eu não conseguia” ou  “eu estou quase conseguindo”.

Experimente!!! ocorre uma transformação interna através da linguagem.

Mudança de algo que era incontestável para algo que está mudando ou que já mudou.

Isso demonstra que você tem controle sobre sua linguagem e em como ela interfere em suas sensações e ações.

Se quiser fazer melhor, reforce um novo comportamento e diga a si mesmo – eu sou paciente, eu consigo.

Mesmo sem agir, observe como seu corpo reage em cada um dos modelos de frase, em qual frase você fica
tenso?, e em qual se sente bem? Altere seu pensamento. Diferencie o que você é dos comportamentos temporários que você tem. Mudar é possível e muito mais fácil do que você imagina.

O seu diálogo interno é o seu maior inimigo.

Pode ser extremamente enfraquecedor, mas pode ser fortalecedor.

A partir de agora procure observar o que você pensa e fala sobre si mesmo!!

Texto de Andrea Bertoncel - Coaching
tel:11 5531.2151 cel: 9806.6308
contato@andreabertoncel.com.br
http://www.andreabertoncel.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário